quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chegamos na Reta Final.... quem vai ficar com a Stanley??


Os playoffs da NHL – Finais da Stanley Cup

Buenas, seguimos nos 50%. Acertamos, há algumas rodadas (e séries), que o Kings seria o finalista do oeste. Já no leste, só se o Florida Panthers fosse pra final teríamos uma zebra maior do que o time de New Jersey jogar pelo título. Mas foi merecido. Assim como Kings, o Devils bateu 2 dos 3 melhores times da conferência e garantiu seu lugar na final. Se olharmos sem critério, dois azarões jogando pela copa. Se olharmos com cuidado, temos dois grandes times, com excelentes peças. Devemos olhar com cuidado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

New Jersey Devils X Los Angeles Kings

Se olharmos cuidadosamente para os adversários que esses times derrubaram para chegar nessa final, com certeza respeitaremos esses dois times. No leste, o Devils bateu no Rangers (melhor time do leste esse ano) e no Flyers (time que havia derrubado o Penguins, que na nossa opinião é o melhor time da história). Já no oeste, o Kings bateu o Canucks (time com mais pontos em toda a liga), o St. Louis Blues (segundo melhor time na conferência oeste) e o Coyotes (terceiro melhor). Nada mal, né? Mas sabem como esses times fizeram isso? São 4 os motivos:

      1)      Técnicos: os técnicos desses times foram fantásticos durante os três primeiros rounds dos playoffs. Foram inteligentes, espertos taticamente e, principalmente, souberam motivar seus jogadores de forma muito intensa a cada round. Um exemplo claro  que eu estou falando aconteceu na série entre Flyers e Devils, valendo pela segunda fase do mata-mata. Ficou claro na primeira fase que o Flyers era mortal em seu powerplay, incitando o Penguins a cometer muitas penalidades. O Devils, através de seu treinador, conseguiu fazer o Devils ficar fora do penalty box durante a série, deixando o Flyers sem saída e, principalmente, sem gols. Isso frustrou o time da Philadelphia e levou o Devils a avancar na copa.


     2)      Jovens Capitães aparecendo quando convocados: Dustin Brown é um dos candidatos ao premio de jogador mais valioso dos playoffs. Zach Parise marcou gols fundamentais e está sendo um líder incrível. E os dois são extremamente jovens. Esse frescor s capitães está levando esses dois times ao sucesso. 


      3)      Contribuições de todos: já se foi o tempo em que 1 jogador levava seu time à glória sozinho. Foi o caso de Lemieux, Messier, Roy. Esses dois times, pelo contrário, apesar de algumas figuras destacadas, chegaram até aqui com contribuções de todas as linhas. No caso do Kings, as linhas 3 e 4 estão dominando nos playoffs. No Devils, desde jogadores como Elias (um dos mais velhos no grupo) até Adam Henrique, novato, estão sendo importantes. Henrique, por exemplo, foi o autor de dois gols nos jogos que classificaram o Devils (prorrogação no jogo 7 contra o Panthers e prorrogação no jogo 6 contra o Rangers). 


       4)      Goleiros: Mesmo que Dustin Brown e Ilya Kovalchuk tenham grandes chances de serem escolhidos o MVP dos playoffs caso seus times ganhem, esses dois goleiros tem sido o grande evento dos playoffs. Jonathan Quick, do Kings, foi uma rocha durante todas as séries, apresentando uma média de menos de dois gols por partida em todo os playoffs (isso, no hockey é muito pouco). Além disso, ele tem sido muito importante em jogos críticos, fazendo defesas espetaculares. E o que falar de um senhor de 40 anos que mais parece um menino nesses playoffs? Martin Brodeur, do Devils, tem sido incrível. Apesar de, eventualmente, a idade pesar, Marty tem sido um lider para o Devils e, apesar de já ter vencido 3 Stanley Cups, só aos 40 está entrando na conversa sobre jogadores mais valiosos. Creio que o prêmio ficará entre um desses dois, de acordo como a série se desenrolar.

Mas buenas, vamos aos fatores-chave dessa série. É claro que os fatores elencados acima serão determinantes, mas um fator extra determinará o resultado dessa final.

O Kings ainda não perdeu fora de casa nos playoffs. O Devils, perdeu apenas 2 vezes. E joga incrivelmente bem dentro de sua casa. Se o Devils conseguir quebrar esse feitiço do Kings fora de casa, a série terá algo a nos surpreender. E daí a capacidade do Devils de ganhar fora de casa (foram 6 vitórias jogando fora do Prudential Center) pode ser o fiel da balança.

Será também um duelo entre dois ataques incríveis. No Devils, Kovalchuk, Parise, Henrique, Elias, Clarkson, Zubrus. No Kings, Brown, Carter, Richards, Kopitar. Dois times que sabem (ou aprenderam, durante os playoffs) marcar gols.

E por último, as batalhas individuais: Kovalchuk x Brown e Quick x Brodeur. Brodeur e sua experiência contra Quick e sua juventude e seu atleticismo.

Dessa vez, quebrando a lógica, vamos com o time que, mesmo sem menos grife, ganhou mais do que todo mundo nos últimos 20 anos (tá, o Red Wings também ganhou bastante): New Jersey Devils. E Brodeur como MVP. Com medo de errar, mas aclamando o time mais trabalhador desses playoffs.

Palpite: Devils vencerá a série em 5 jogos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje começam os jogos, então fiquem ligados e curtam essa excelente final. Adoramos ter feito esses posts e nos vemos nos playoffs do ano que bem.

Abraços.

Goldy.

14 comentários:

  1. Devils certamente pessoal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diga em quantos jogos e deixe seus dados para participar da promoção!!!

      Excluir
  2. Juliano Evangelista30 de maio de 2012 às 08:40

    ótimo post mas, o goldy ta sendo torcedor. Acredito que o Kings, ( que ta patrolando todos), vence em 4.

    ResponderExcluir
  3. Jura, man. Vi todos os jogos desses playoffs e te garanto que o Devils (apesar do Brodeur) tá jogando muito. Sério, humilharam todos os adversários em todos os jogos. Contra Florida foi muito foda, pq eles perderam três jogos em que eles foram muito superiores aos adversários. Contra o Flyers, foi até patético e contra o Rangers, meio que em todos os jogos eles foram superiores, tirando um período aqui e outro lá. O Kings foi superior ao Coyotes, mas tomou um sufoco tanto do St. Louis e Vancouver. Quick fez a diferença nessas séries. Isso engana um pouco. Isso sem falar que os times do leste são ultra mega mais qualificados que os do oeste, o que engana mais ainda. Adoro o hockey do Kings, mas não acho esse bicho todo. Posso estar enganado, claro, mas creio que a final vai ser meio que só jogada por um time.

    ResponderExcluir
  4. O Blog Inline hockey Sul fará uma promoção!!

    Deixe seu palpite até segunda feira, de como irá acabar a série: quem vencerá e em quantos jogos, quem acertar ganhrá um puck novo, presente do blog.....

    façam seus palpites....

    ResponderExcluir
  5. Kings 4 vitórias Devils 2
    Resultado de 2012
    Edson Costa

    ResponderExcluir
  6. Sei não, hein, o 1.º jogo já mostrou equilíbrio, mesmo sendo em NJ. Meu palpite é que os Kings levam em 6.

    ResponderExcluir
  7. Delvis sem dúvida ahahhaha meu time desde inicio do hockey,Brodeur é o cara!!!Delvis 4X3 Kings

    ResponderExcluir
  8. HAhahaha, Acho que o Kings ganhou! Acho que eu ganhei com isso também. 4 x 2 na série!
    Iopa, estou com mais sorte do que normal.
    Abraço dos Reis e os Diabos, bom esses vão para o lugar deles!
    Edson Costa

    ResponderExcluir
  9. ¿Por qué no te callas?

    ResponderExcluir