quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Miracle!!!!

Para quem pratica o Inline Hockey, ou qualquer outro esporte coletivo, está sempre ligado naquilo que é lançado sobre o seu esporte, material esportivo, métodos de treinamento, jogos e principalmente, filmes.
Em 2004, com direção de Gavin O'Connor e com atuação de Kurt Rusell como o Coach Herb Brooks, foi lançado um dos melhores filmes sobre Hockey de todos os tempos, MIRACLE- Desafio no Gelo.

A inspiradora história por trás de um dos maiores momentos no mundo dos esportes - a vitória Olímpica triunfante dos Estados Unidos sobre a União Soviética em um jogo de hóquei, em 1980. O treinador Herb Brooks treinou um time seleto de 20 garotos para jogar como nunca haviam jogado, e os transformou em um time capaz de realizar o impossível.
Observando o filme e nos colocando de volta a realidade, iniciamos sempre uma série de questionamentos a cerca deste tema: como fazer uma equipe “comum”, sem grandes estrelas e craques se transformar em uma equipe vitoriosa?

Em todas as equipes e em todos os esportes coletivos podemos enumerar vários atletas fora de série, fenômenos em seus esportes, como Oscar, Michael Jordan e Kobe Brayan no basquete, Pelé, Guarrincha, Romário, Ronaldo, no futebol, Giovani, Giba e Tande no voleibol, Wayne Gretzky, Martin Brodeur, Sidney Crosby no Ice Hockey, sem falar em muitos outros.

Porém somente esses atletas não conseguem conquistar todos os títulos disputados por suas equipes sozinhos, precisando sempre de jogadores sem muita popularidade, que unindo o talento e a força de vontade formam o que os americanos gostam de chamar de “Team Chemistry” ou seja, que o time alcance a tão desejada química esportiva. Os americanos adoram frases de efeito e utilizam essas frases para incentivar equipes em jogos ou em treinamentos, e duas em particular são muito boas e que representam exatamente o que estamos mostrando:

“There is no I in the Team”, ou seja, não existe o “eu” em uma equipe, o talento individual não pode ser maior que o talento coletivo, assim como a próxima frase,
“the name of the front, is more important than the name behind”, representando que sempre o nome da equipe que está na frente da camisa é muito mais importante que o nome que está atrás, o do jogador.


O grande desafio de todo o treinador é encontrar as peças certas para a função certa, e quando encontrar é fazer com que tais atletas acreditem no trabalho desenvolvido, compartilhem do ideal traçado para esta equipe e o mais importante, sejam comprometidos com o trabalho desenvolvido.
Podemos a partir deste post abrir a discussão, o que realmente é necessário na construção de uma equipe campeã? Talento ou determinação? Comente e vamos iniciar esse troca de informações!


Informações Técnicas
Título no Brasil:
  Desafio no Gelo
Título Original:
  Miracle
País de Origem:
  EUA
Gênero:
  Aventura
Tempo de Duração:
 136 minutos
Ano de Lançamento:
  2004
Site Oficial:
 
Estúdio/Distrib.:
  Buena Vista
Direção:
  Gavin O'Connor
 
Elenco
Kurt Russell .... Herb BrooksPatricia Clarkson .... Patty BrooksNoah Emmerich .... Craig PatrickSean McCann .... Walter BushKenneth Welsh .... Doc NagobadsEddie Cahill .... Jim CraigPatrick O'Brien Demsey .... Mike EruzioneMichael Mantenuto .... Jack O'CallahanNathan West .... Rob McClanahanKenneth Mitchell .... Ralph CoxEric Peter-Kaiser .... Mark JohnsonBobby Hanson .... Dave SilkJoseph Cure .... Mike RamseyBilly Schneider .... Buzz SchneiderNate Miller .... John 'Bah' Harrington

Um comentário:

  1. o filme é muito bom!! mas tinha que ter um filme da seleção soviética, essa sim era um milagre

    ResponderExcluir